SIR «Os Pimpões»

A Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões” foi fundada em 19 de Fevereiro de 1938, tendo os seus primeiros estatutos sido aprovados por alvará do Governador Civil do Distrito de Leiria em 9 de Abril de 1943.

Foi reconhecida oficialmente como pessoa colectiva de utilidade pública por despacho do Primeiro-Ministro publicado no Diário da República nº 190 de 18 de Agosto de 1994.

Os seus fundadores – João Fernando Arroja de Sousa, Joaquim Luís da Silva, Boaventura Henriques Vitória, Agostinho Gabriel Alves, António João Rodrigues Campoto e Delfim Dias Nogueira – escolheram o nome da associação inspirados num jornal de Rafael Bordalo Pinheiro chamado “Pimpão”, jornal este de duração curta e que antecedeu “Os Ridículos” . Os fundadores queriam construir um espaço de convívio e divertimento que superasse os bailes até aí realizados pelos mais velhos.

Pouco tempo depois juntou-se-lhes um grupo musical e, na década de 40, foi formado um grupo de teatro cujo primeiro espectáculo – Uma opereta intitulada “Flor do Mondego” -foi apresentado em 1942, com grande sucesso, no teatro Pinheiro Chagas. Data desta década também uma experiência de alfabetização que foi proibida pelo regime de então, com a justificação da pequena dimensão da sala onde eram ministradas as aulas.

A sua sede sempre esteve localizada no Bairro da Ponte, primeiro na Rua Narciso de Barros (durante muito pouco tempo), depois no Largo Frederico Pinto Basto e, a partir de 1979 na Rua Dr. Fernando Correia, onde ocupa uma área coberta de cerca de 3.000 m2 . Das actuais instalações fazem parte uma piscina, uma sala polivalente com um palco de 16x8 metros, uma biblioteca, um bar e serviços administrativos. Aqui se desenvolvem a natação, a dança, o basquetebol, o teatro, a ginástica, a música coral, o pedestrianismo, o coleccionismo, as artes marciais, a música popular e, sobretudo, o espírito associativo que permite conseguir, em conjunto, o que individualmente se não obtém.

SITE OFICIAL

SUB14M FFR / CDTN-OAB cerca de 23 horas